Hoje sinto-me... Verde Água!


Tenho uma certa nostalgia do passado… Às vezes dou por mim a olhar para as fotografias antigas e a recordar os pequenos momentos que ficaram registados…
E, mais do que recordar os momentos imortalizados em imagens, recordo os momentos adjacentes àqueles que ficaram registados… Refiro-me aos momentos que permanecem gravados na minha memória, com ou sem imagem associada… Porque as imagens, essas ficarão para sempre comigo, guardadas num recanto da minha mente, num qualquer esconderijo a que nem sempre quero aceder, mas que se ativa por ação de algo semelhante ao que já vivi, ao que já vivemos…
Vejo-me grávida do Alexandre, com o Miguel ao colo. E observo a alegria que temos na cara, a satisfação que espelhamos nos nossos sorrisos: eu, protegida pelas hormonas da felicidade que acompanham a gravidez, o Miguel desfrutando da felicidade de estar com a mãe e o pai na praia, relaxadamente protegido pelas fortalezas que nós, os pais, representamos para qualquer bebé…
Vejo-me com 18 anos, um corpo de sereia, sem barriga nem celulite, de cabelo comprido e ar sério, demasiado sério para quem tem a vida pela frente (e um corpo daqueles enfiado num biquíni reduzido, diga-se!)…
Vejo-me bronzeada, ainda pequena, em Moçambique, morena como nunca mais fui nem serei, com a pele iluminada e um sorriso que praticamente me ocupava a cara toda, porque a vida era simples e eu era livre de problemas e preocupações…
Vejo-me a fazer a primeira comunhão, tinha 8 anos mas parece que foi ontem… Determinada, anunciei um dia que queria ir à catequese e fazer a primeira comunhão… Ainda me lembro do olhar de espanto da minha mãe…
Vejo-me com a minha mãe, grávida da minha irmã, e eu ao lado, preocupada e muito consciente das minhas responsabilidades de futura irmã mais velha…
Vejo-me em Angola, a lutar com as formigas vermelhas que teimavam em me morder os pés pequeninos e tenrinhos, com cara de poucos amigos, enquanto a minha mãe, que sempre teve problemas com os meus caracóis insolentes, insistia em me pentear com força na vã tentativa de os dominar…
Vejo-me como bebé marota, com andar incerto e mal seguro, mas arrojada nas minhas intenções de arrancar sorrisos aos rostos dos adultos que me rodeavam…
Vejo a minha mãe na casa onde nasci, em Ponta Delgada, numa foto ainda a preto e branco, à varanda…
Tanto tempo decorrido e, no entanto, parece que o tempo não tem expressão, parece que foi ontem… Foi praticamente ontem… Como passa depressa o tempo, como deixamos que passe velozmente sem dar importância aos momentos, aqueles pequenos instantes que fazem toda a diferença nas nossas vidas…
Como é grande a bagagem que transportamos em forma de recordações… Com ou sem fotografias, mas pelo menos estas representam uma evidência de que tudo o que vivemos não foi, afinal, um mero sonho… Foi real… Embora às vezes não pareça…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Castanha!