Hoje sinto-me... Castanha!



Assusta-me a vulnerabilidade! Apavora-me a ideia de que alguém possa estar só, indefeso, desamparado e ainda seja alvo de maus tratos por parte daqueles que, sendo responsáveis, não só não se responsabilizam como ainda são totalmente ilibados – por falta de provas, por prescrição de processo, ou por qualquer outro motivo ignóbil e abjeto!
Já saberão que raras vezes vejo notícias, rejeito a ideia de sobrecarregar o meu cérebro com informações tristes, pessimistas ou negativas. No entanto, e muito de vez em quando, consigo tolerar 5 minutos de noticiário, normalmente durante o pequeno-almoço…
E hoje fui surpreendida com a notícia de um lar de terceira idade que submetia os idosos a maus tratos de forma continuada, nomeadamente fome e frio, impedindo-os de tomar banho, e até (alegadamente!) torturando-os… Esta notícia, obviamente, faz parte do ‘pacote de notícias’ que me recuso a ver! Chego a pensar que haverá pessoas dedicadas em exclusivo a procurar este género de assunto para explorar até à exaustão! Mas essa não será a parte surpreendente… Digo, o tema da notícia é, obviamente, horrendo: nos dias de hoje, as famílias que ‘entregam’ os seus familiares a ‘cuidados’ deste tipo e não tentam sequer averiguar o que se passa com eles – são, a meu ver, coniventes e cúmplices da situação! Pergunto-me se fariam o mesmo com as suas crianças… Mas isso seria outro tema, longo e interessante…
Mas o que realmente me surpreendeu na notícia foi que, oh, pasme-se, FORAM TOMADAS MEDIDAS IMEDIATAS!!! Por momentos senti-me nos Estados Unidos ou num qualquer outro país em que se age de imediato e se averigua depois! Foram colocados a salvo os idosos em questão! Foram inclusivamente procurados (e encontrados!) os idosos que teriam sido realojados num outro lar, que foi igualmente encerrado!
Não quero sequer imaginar o que sentirá uma pessoa idosa exposta a este tipo de situações, que se vê abandonada pela sociedade e sem qualquer meio de se defender! Não quero pensar que a mesma sociedade, que exigiu que essa pessoa trabalhasse e contribuísse com os seus impostos para um futuro mais digno e justo para todos, agora se desvincule da responsabilidade por essa pessoa!
Tenho dificuldade em aceitar a maldade humana! Mais dificuldade ainda quando se trata de crueldade sobre pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos! Mas do que vi, ficou-me a certeza de que a impunidade tem os dias contados! E isso deixou-me, senão feliz, pelo menos mais tranquila: a culpa não vai morrer solteira! E nada como um laivo de esperança para me fazer sonhar que, afinal, até pode ser que Portugal esteja no bom caminho…  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!