Hoje sinto-me... Amarela!

Quando vejo/ouço a expressão “Governo prepara-se para…”  começo logo a tremer! Por várias razões, a saber:
  1. A palavra “Governo” é, por si só, assustadora. Tem uma conotação negativa, muito negativa, qualquer que seja o governo… Digamos que provoca um tipo de sentimento intimidatório, a par de algumas outras palavras (todas as autoridades, altas autoridades e afins, tais como ASAE, AT, ACT, Polícia, entre outras);
  2. A expressão “prepara-se para…” chega a ser ainda mais assustadora, porque nos coloca o imaginário a funcionar:
    •  “Prepara-se” porque não estava preparado antes? E, se não, por que razão nos governa sem a preparação adequada? 
    • “Prepara-se para” nos largar uma bomba em cima, ou algo no género (como já vamos ficando habituados)?
  3. É que nem precisamos de ler o resto da frase: assumimos que é mau! Muito mau! Pior que mau! Péssimo! Nem sequer presumimos que a continuidade da frase possa passar por “Governo prepara-se para nos prolongar os dias de férias!”, ou “ Governo prepara-se para distribuir presentes por todos os portugueses”, ou algo do género!
Bem, a verdade é que, se o Governo “se prepara”, é porque é coisa séria! De outro modo, não haveria preocupações com a “preparação”, não é verdade? Nós até somos os reis do improviso… Qual preparação, qual carapuça…
Pois, mas o problema maior não é, ao contrário do que possa parecer, que o Governo se esteja a preparar (apesar de eu continuar a defender que o Governo já tinha tido tempo de se preparar, ok? Mas enfim! Cada um ao seu ritmo, não é verdade?)… O verdadeiro problema está, como é óbvio, na comunicação social, que divulga estas ideias com base em meras conversas de café escutadas de raspão… E, logicamente, como a comunicação social é como todos nós, comuns mortais, pressupõe logo uma série de coisas… Más, claro está! E depois compõe a mensagem com o formato que esta assume: “Governo prepara-se para…”. Seja lá o que for!
Moral da história? - Sim, porque comigo todas as histórias têm de ter moral! – Com um título desses, a malta “prepara-se” mas é para fugir… E sem preparação, que é para não sofrermos por antecipação…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!