Hoje sinto-me... Amarela!

Não gosto de estar doente! Acho que ninguém gosta, bem vistas as coisas, mas há pessoas que têm uma resistência maior à ideia de estarem fragilizadas…
Eu sou uma dessas pessoas! Odeio a ideia de estar doente! Detesto ir a médicos! Não consigo sentir-me doente, com febre, com dores, com alergias, com seja lá o que for que me derrube e me atire para uma cama (bem, nem tudo!)…
Posto isto, resisto até à última antes de me decidir a ir finalmente ao médico! O que faz com que deixe arrastar determinadas situações até pontos de “quase-não-retorno”, ou seja, situações que poderiam ter sido resolvidas muito antes acabam por tomar proporções mais difíceis de gerir… Sim, sei que a culpa é inteiramente minha, por isso anuncio sempre que “não tentem isto em casa”…
Um destes dias vou apanhar um susto daqueles! Mas será que tenho emenda? Hum… Não me parece!
Nunca me lembro de ter ido ao médico por causa de uma constipação… “É uma simples constipação, sim, espirro e tusso, mas é isso que caracteriza uma constipação, certo?”.
Foi assim que um dia, quando ia trabalhar, parei a meio da rua que subia literalmente sem conseguir respirar… Já foi há uns anos, mas lembro-me de ter pensado: “que esquisito, ainda vou a meio da subida, porque é que não consigo respirar?”.
Decidi ir ao médico nesse mesmo dia! Claro está que levei um raspanete por ter desenvolvido uma bronquite com faringite, que me deixou afónica durante 3 dias, e só não se transformou em pneumonia porque não calhou…
Terei aprendido a minha lição? Parece que não… Ainda não foi desta!
Agora deixei uma infeção urinária desenvolver-se “livremente” durante um mês… Até a coisa se tornar realmente incomodativa, provocando-me dores imensas, um desconforto que praticamente me impedia de andar, desencadear febre e tremuras, e um mal-estar indefinido ao nível dos rins… Para não falar, claro está, da minha vontade de me auto algaliar, tal não era a abundância das idas à casa de banho… Para tão pouco resultado…
Confesso que as pontadas na zona dos rins é que despoletaram o meu súbito interesse pela eventual ida ao médico… Tudo indicava que a tal da infeção teria já subido para o nível dos rins, o que, além de muito perigoso, é extremamente doloroso… Na internet falavam em “pielonefrite”… Brrrr… Assustador…
Mas não menos importantes eram as dores no baixo-ventre… Assim ao nível dos ovários, não sei se estão a ver… Na bexiga… Uma provável cistite… Linguajar retirado da internet…
Decidi por fim apresentar-me numa consulta de urgência! Apresentei-me à médica já com o meu próprio diagnóstico feito, que é como eu gosto de fazer as coisas!
Ela olhou-me com desconfiança… Total e absoluta!
Quando lhe falei das “dores nos rins” ela ficou extremamente perturbada. Aproximou-se de mim e perguntou-me, cáustica:
-     Então diga lá, onde é que são os seus rins? – e eu, apanhada de surpresa, comecei “à procura” tateando, basicamente a tentar explicar-lhe onde me doía…
-     É aí que lhe dói? Isso não são os rins… Os rins são aqui, quer ver? Aqui… - e zás, deu-me uma pancada seca na zona das costelas… E eu dei um grito!
Eu pensei: “então a tonta da médica não sabe onde são os rins? Aquilo é nas costelas…”.
Mas ela, obviamente não satisfeita, bateu-me do lado esquerdo. Não me doeu. Só doía realmente do lado direito. Exatamente no rim! Por baixo das costelas!
E não é que eu acertei mesmo no diagnóstico? A análise confirmou a infeção… As dores confirmavam que ela tinha alastrado para a bexiga e estava a tentar “trepar” até aos rins, numa escalada infernal…
Resumo da história? Aprendi finalmente onde ficam os meus rins…
E também que é melhor ir ao médico antes que a coisa evolua… Ok, eu sei que não devia dizer isto, mas… Por favor façam o que eu digo, não o que eu faço! Pela vossa saúde!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Castanha!