Hoje estou... Cinzenta!

Quarta-feira de cinzas… Só o nome diz quase tudo… Arrasto-me ao levantar… Arrasto-me para o banho… Arrasto-me para tratar dos meus gatinhos… Arrasto-me para o pequeno-almoço… Finalmente começo a acordar… Sim, o Carnaval acabou… No verdadeiro sentido da palavra: acabou mesmo… Provavelmente para sempre!
Ontem tivemos de trabalhar, a comprovar que a tradição já não é o que era… Para tirar partido de uma situação “diferente”, combinámos vir mascarados, ou pelo menos com algum disfarce que nos permitisse de algum modo tirar partido de um dia atípico.
Não aprecio o Carnaval nem os rituais que lhe estão habitualmente associados, detesto as brincadeiras que envolvam ovos, farinha, água e afins… Também não gosto de ver as pessoas praticamente despidas com um frio de rachar, dançando como se estivessem no Brasil ou no pino do Verão… Acho patético, na verdade…
Também nunca tive necessidade de me esconder atrás de máscaras falsas para assumir esta ou aquela personalidade, até porque faço isso no meu dia-a-dia… E sempre que é preciso encarno a personagem que me apetece!
Mas sempre apreciei o benefício extra de um dia em que não se trabalhava… Em que podia dormir até um pouco mais tarde, e depois aproveitar o dia para fazer o que me apetecesse. Mas isso, meus caros, já foi chão que deu uvas… Agora resta-nos trabalhar com um disfarce divertido, e aproveitar para rir um bocado, até porque a vida não é para ser levada demasiado a sério… E se não pudermos rir-nos nem sequer no Carnaval, então não poderemos rir-nos nunca.
O que realmente aprecio no Carnaval é observar a alegria das crianças mascaradas, a capacidade que algumas pessoas têm de se divertir sabendo que poderão parecer ridículas, e não se importarem minimamente com isso… Na verdade, a capacidade de fazer rir os outros é uma das qualidades que mais aprecio. A juntar, obviamente, à capacidade de se rir de si próprio!
Porque, senhores, a vida não pode ser levada muito a sério… Senão torna-se um fardo demasiado grande para ser transportado com leveza… E, para isso, sim, o Carnaval faz falta!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Castanha!