Hoje sinto-me Azul-Bebé!

Lisboa encheu-se de capas negras! É o regresso às aulas, à intensa actividade académica, às praxes e cânticos associados aos caloiros e que tanto divertem os alunos mais avançados...
Estranho é que a mania da praxe comece tão cedo... O meu filho Alexandre, aluno de terceiro ano, já se impõe aos pequenos do primeiro ano com a deixa "nós somos os mais velhos aqui" e acrescenta pomposamente "nós é que mandamos".
Pergunto-me se este instinto esclavagista que tão primariamente se manifesta em tenra idade (na cabeça de uma criança poderá ler-se "mais velho" = "mais importante") não nos terá sempre acompanhado, desde os tempos imemoriais do homem primitivo... Afinal, sempre houve quem considerasse que "tem algo mais" do que o "outro", seja a cor da pele, a classe social ou, até, a idade...
Será então a praxe um resquício dos nossos antepassados, uma espécie de ritual a ultrapassar para poder ser aceite pelos seus "iguais"? Penso que sim!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!