Hoje fiquei Amarela!

Hoje não foi um dia muito feliz. Mas nem todos podem ser, não é verdade? Aborrece-me a falta de coerência das pessoas, das empresas, dos procedimentos, dos modos de actuação, da mentira, ou falta de verdade, para justificar actos incorrectos...
Afinal a ética que se apregoa não passa de mero pregão: "faz o que eu digo, não o que eu faço".
Sempre tive dificuldade em lidar com a incorrecção e actuação menos feliz, mas a justificação dos erros com desculpas de mau-pagador éabsolutamente terrível. Chega a dar a sensação de que tudo é admissível, tudo se pode fazer, e a culpa morre solteira.
Afinal caem pontes, morrem pessoas, incapacitam-se outras, e nunca aparece um culpado... Não é triste?
E a tudo isto chamamos "justiça". Desde que "role uma cabeça", está tudo bem...
"Já temos um culpado", mesmo que o pobre coitado nem sequer se aperceba do que se está a passar... E a sua cabeça segue na bandeja de prata para "apresentar" a um qualquer administrador, que se compraz bastante com a "obra feita". Assunto encerrado!
Também me aborrece bastante o tempo que perdemos diariamente a justificar porque fizemos/actuámos/procedemos de determinada maneira, em vez de prosseguir com o que tem realmente de ser feito... A todo este espantoso jogo de "diz-que-faz-finge-que-faz-mas-na-realidade-não-faças-nada-que-se-possa-virar-contra-ti" eu digo que é uma estupidez... Ninguém assume responsabilidades, ponto final. Em caso de dúvida e de dedos apontados, chuta-se para cima... Ou, como é moderno dizer, "escala-se o problema". Que bonito! E o resultado? Nada feito, nenhuma responsabilidade assumida, porque a "entidade" a quem se escalou não sei o quê é tão difusa, senhores, que está algures perdida entre alguém que já esteve e alguém que ainda vai estar... Serei só eu a pensar assim?

Comentários

  1. O partido do "1984" impera nas instituições e nestas levam muito a peito o lema desse partido:
    «GUERRA É PAZ. LIBERDADE É ESCRAVIDÃO. IGNORÂNCIA É FORÇA».

    A minha esperança mais profunda é que não acabemos como a personagem do livro!

    ResponderEliminar
  2. Mas... há justiça em Portugal?! Para mim, a Justiça é como Deus: dizem que existe mas eu nunca vi! E eu preciso de ver para a acreditar...

    ResponderEliminar
  3. Manuel Pereira Alemão11 de abril de 2010 às 05:22

    Zé: O mundo é assim, infelizmente, e não é só de agora. Já se arrasta há alguns anos. Lamento, imenso, não te ter educado para enfrentares um mundo composto por oportunistas, que desde há algum tempo substituiram os competentes. Mas disso sabes tu! Lembras-te do que estudaste do Idalberto Chiavenato? Pois aí o temos, n...o seu estádio mais completo, em que os incompetentes se transformam em arrogantes, até que um dia alguém os apeia do seu pedestal de pés de barro. Por vezes demora, mas esse ser a quem chamam DEUS não dorme, nem abandona quem NELE acredita. Sei que a espera é difícil (passou por mim, como sabes), mas por vezes compensa. Muitos beijinhos com Amor, Fé e Esperança de quem sempre te AMOU, mesmo antes de teres nascido.

    ResponderEliminar
  4. Zé, proponho que adiras ao grupo do facebook "há pessoas que só à chapada" (http://www.facebook.com/group.php?gid=108583369160966&ref=mf)

    Ia fazer-te bem!! E avisa-me quando o começares a meter em prática que vou ajudar-te com muita alegria!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!