Hoje sinto-me Laranja!

Vivemos numa era em que a beleza conta! O aspecto conta! A imagem conta! "Comemos com os olhos" é uma expressão corrente, embora eu não entenda muito bem porque raio é necessário "comer com os olhos". A boca já me dá bastante que fazer, acreditem, agora imaginem que eu também comia com os olhos, com o nariz, sei lá... Então é que não caberia nas portas!
Mas voltando à imagem, o Dr. Oz diz que nós já somos bonitos! Que a evolução que sofremos tem sido no sentido de valorizar o que há de melhor em nós, e a nossa aparência é um dos nossos melhores aperfeiçoamentos. E eu acredito nele, só pode ser verdade.
No entanto há coisas que não entendo nesta coisa da beleza. É certo que o conceito de beleza tem algumas variações consoante a cultura em que se insere: é sabido que algumas culturas privilegiam um aspecto mais arredondado, porque o associam a prosperidade e abundância.
Outras culturas apreciam a mutilação (veja-se o exemplo do enfaixamento dos pés na China), outras a utilização de adereços em profusão (como as mulheres girafa, na Tailândia), e os exemplos continuam. Tudo em nome da beleza, ou do que se convencionou chamar beleza...
Quanto a mim, penso que alguns sacrifícios serão necessários, desde que saudáveis e que nos façam sentir melhor dentro de nós mesmos. E até concordo que devemos ter uma boa imagem para nos sentirmos confortáveis na nossa pele.
Mas há certos fetiches que não consigo entender... Por exemplo, a minha cabeleireira adora a minha nuca...  Eu, que por motivos vários, não consigo ver a minha própria nuca, nem tenho especial interesse em apreciar as nucas alheias,  imagino que a minha seja apenas... uma nuca? Quero dizer, uma nuca é uma nuca, o que haverá de tão especial numa nuca?
Dito isto, agradeço enormemente o elogio, afinal sempre é melhor que me digam que tenho uma linda nuca do que uma feia nuca... E depois lembrei-me de um colega que tive em Moçambique que, no meio de uma discussão com outro colega, e à falta de mais argumentos, atirou com um ofensivo "você tem cabeça corcunda" ao outro... E não é que era verdade? O pobre do outro colega tinha uma cabeça que apresentava uma nuca prolongada para trás, assim à laia de melão, num formato que pelos vistos não era muito apreciado naquele contexto...
Outro fetiche em voga agora é a importância da beleza das axilas... E eu, mais uma vez, pergunto-me porque demónios alguém precisaria de ter as axilas bonitas???? Ou as virilhas? Ou os lóbulos das orelhas? Ou o dedo mindinho dos pés?
Somos pessoas estranhas... Preocupamo-nos com coisas estranhas... Reparamos em detalhes estranhos... Fazemos coisas estranhas... Em nome da beleza!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!