Hoje sinto-me... Azeitona!


O meu filho sente-se excluído do seu grupo de amigos… Ele sofre e eu sofro tanto ou mais do que ele.
Os rapazes são cruéis! Fazem-me lembrar os leões da selva, que massacram os mais fracos até estes desistirem de viver. Ou, no caso dos humanos, até não lhes sobrar ponta de autoestima, a tal de que tanto precisamos para levantar a cabeça e seguir em frente sem mágoas.
Não sei o que sente o meu filho… Apenas sei o que eu sinto… E o que eu sinto não é bom nem bonito… Posso dizer que não são sentimentos de natureza cristã! Apetece-me bater nos miúdos que fazem mal ao meu filho! Que o fazem sofrer! Porque sei que ele sofre!
E o mais estranho de tudo é que são aqueles que ele escolheu como amigos que o fazem sofrer… Para amigos assim, mais valia ter inimigos, como diz o povo… O que me leva a pensar no estranho conceito de amizade entre o género masculino! Certamente bem diferente do conceito de amizade entre meninas e mulheres…
O género masculino aposta na força, na competição, na demonstração de quem é o mais forte, o mais poderoso, o ‘mais qualquer-coisa’… Compraz-se com as vitórias, contanto que essas sejam por esmagamento do adversário/amigo…
Fala-se hoje de bullying, mas isso sempre existiu na sociedade. Entre os rapazes, muito mais, começando também a verificar-se agora entre meninas. Pergunto-me se estará a nossa evolução a empurrar-nos para a selva… O que, na minha modesta opinião, não seria evolução nenhuma!
O certo é que o meu filho está na selva! Vive na selva! Está exposto a todos os perigos que a selva cruel faz questão de lhe exibir diariamente! E eu não posso protegê-lo, pelo menos não na medida em que gostaria de o proteger… Ele é tímido, é pequenino para a sua idade, é magrinho, tem um ar frágil… É carne para canhão dos bullies que por aí andam… Mas é inteligente, muito inteligente, o meu menino!
A mim cumpre-me aspirar a que a sua inteligência consiga congeminar as necessárias alianças estratégicas que o ajudem a fortalecer corpo e espírito nesta luta pela sobrevivência. Porque é exatamente disso que se trata: sobrevivência na selva humana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!