Hoje sinto-me Denim!

Voltou o Outono! Voltou a chuva, o tempo cinzento, as temperaturas mais baixas... O tal tempo que nos faz querer ficar em casa, na cama, no quentinho do aconchego do lar.
É para isso que serve o Outono; é um tempo de preparação para o Inverno que aí vem. E não gostamos, tendemos a não gostar do cinzento, da chuva, dos dias mais curtos, da menor luminosidade e energia que o Sol nos transmite.
Quanto a mim, tenho uma ambivalência de sentimentos: parte de mim gosta do Outono, é um tempo de adaptação. A outra parte acha, de facto, que é uma época mais triste, mais escura, mais... Cinzenta!
Mas sem parte cinzenta não apreciaríamos a cor da Primavera. E sem frio não daríamos valor ao calor. E sem chuva não poderíamos sobreviver e a nossa vida transformar-se-ia num deserto... Sem o Ying não seríamos Yang... Sem a noite não teríamos dia.
Por isso, e só por isso, devemos apreciar também os Outonos das nossas vidas, valorizando-os como uma etapa necessária para que possamos recuperar, para que o nosso corpo possa regenerar-se e adaptar-se à estação mais fria que depois virá.
O Outono é ainda uma metáfora da nossa vida: corresponde à famosa "meia-idade", aquela idade em que já não somos jovens mas também já passámos da fase "adulta" e estamos a preparar-nos para a "terceira idade"...
Acho que, de tudo o que o Outono possa significar, a "meia-idade" é possivelmente a mais dolorosa... Por isso procuro atribuir-lhe todos os outros significados, quiçá mesmo uma espécie de 12º ano, um tempo de preparação para a Universidade...
A meia-idade? Quem está preparado para o que virá a seguir? Acho que ninguém... Afinal a "terceira idade" não passa de uma época em que os nossos espíritos se encontram aprisionados dentro de umas carapaças envelhecidas que não correspondem minimamente a todo o nosso potencial interno... Mais ou menos como uma cabeça de menina no corpo de uma velha... Metaforizando...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Verde!

Hoje sinto-me... Cor-de-Rosa!

Hoje sinto-me... Cinzenta!