Hoje sinto-me... Azul!


Maria abanou a cabeça, sacudindo a farta cabeleira de negros caracóis. Duas grossas lágrimas deslizaram suavemente pelo seu sereno rosto e logo os claros olhos castanhos se inundaram de novo, brotando profusa e continuamente numa cadência perfeita: 5 segundos, 2 lágrimas, 5 segundos, 2 lágrimas, 5 segundos, 2 lágrimas…

Contemplava impotente a retroescavadora que implacavelmente lhe destruía a casa que fora sua nos últimos 40 anos. Ali casara, ali fora muito feliz, ali tivera os seus 3 filhos, provavelmente à custa de toda a água que sofregamente bebera da Fonte Santa, a fonte de águas milagrosas que, segundo afiançavam os locais, garantia gravidez na certa…

E agora aquilo, toda aquela destruição, já fora a igreja, agora as casas, os monumentos, tudo arrasado… Até o cemitério fora revolvido, violado, devassado, os corpos e ossadas trasladados. Nada iria escapar, nada exceto pequenas “lembranças”, como as pedras da Fonte Santa, destinadas a abrilhantar o museu que iria nascer na nova aldeia. Afinal era preciso assegurar o registo histórico, mostrar que tudo aquilo existira um dia, fora real e não um mero delírio onírico de um espírito fantasioso.

Antes haviam já filmado e tirado fotografias a tudo, às gentes, aos lugares… Mas impossível registar a luz do sol, não havia brilho como aquele, energia como aquela. Só nas memórias permaneceria indelével tal claridade.

Aas celebrações e as manifestações de solidariedade em comunidade eram verdadeiramente dignas de registo. Viver ali era experienciar um permanente estado de felicidade pura, inigualável. Aquele era um local de luz, um lugar mágico, de vida, um lugar que fora certamente abençoado por Deus, disso não havia a menor dúvida. Por isso lhe chamaram poeticamente Aldeia da Luz…

Esta noite aquela Luz apagou-se para sempre. Porque as coisas más acontecem sempre durante a noite: sem sol tudo fica negro… Irrevogavelmente negro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!